Primeiro Pastor Eleito

Em reunião da A. Geral (1/2/1897), optou-se pela eleição do pastor e restringindo a indicação dos candidatos a dois nomes apenas - dos Revs. Erasmo Braga e José M. Higgins; dezesseis (16) votos foram dados ao primeiro e trinta e seis (36) ao segundo, aprovando-se por unanimidade o convite ao Rev. José M. Higgins.

Nasceu em Barra do Piraí, Estado do Rio, em 1874, estava com 23 anos de idade, formado pelo Seminário Teológico de São Paulo, e ordenado em Curitiba, no dia 27/3/1898.

Em janeiro de 1899, na qualidade de "ministro colado", o Rev. José M. Higgins recebe permissão da Assembléia Geral da Igreja para lecionar "em benefício da Igreja e em seu próprio benefício". Foi professor credenciado na disciplinas de Português, Inglês, Grego, Latim e Francês, ocupando a cátedra de mestre nos seguintes educandários locais: Colégio Progresso, Liceu Rio Branco, Colégio Belmiro César, Ginásio Paranaense e Instituto de Educação; participou, também, de bancas examinadoras em concursos para catedráticos da Universidade Federal do Paraná.

No ano de 1900, os Revs. G.A. Landes e G.L. Bickerstaph realizaram atos pastorais em Curitiba, sendo solicitada a transferência da Sra. Landes e seu filho Felipe para a I.P. de Westminster, Wooster, Ohio, EEUU/AN.