A Igreja Ganha Personalidade Jurídica

No dia primeiro de novembro de hum mil oitocentos e noventa e três (1/11/1893), no salão à Rua Aquidaban (atual rua Emiliano Perneta) nº 6, realizou-se a primeira reunião da ASSEMBLÉIA GERAL da Igreja Presbiteriana de Curitiba, presidida pelo Rev. George Anderson Landes, e secretariada pelo Rev. Modesto Perestrello de Carvalhosa, sendo os fins da convocação os seguintes: obter a sua "individualidade jurídica", e tratar da edificação de um Templo.

O Rev. Thomas Jackson Porter apresentou um projeto de Estatutos da Igreja, encaminhando a uma comissão constituída pelo mesmo e Sr. João Antônio dos Santos.

"Foram então apresentadas à Assembléia duas plantas de templos, sendo uma graciosamente feita em parte pelo engenheiro Ernesto Guarta e, em parte, na Escola de Artes e Indústrias, e outra pelo construtor Carlos Neumann, e resolveu-se adotar a última para o templo que esta Igreja pretende erigir nesta cidade para o culto de Deus".

Resolve-se, também, começar a edificação deste templo empregando-se o dinheiro que a Igreja possuía, bem como os demais recursos (coletas e donativos) arrecadados. Promove-se uma subscrição entre os membros da Igreja e mais amigos do Evangelho, para fins da construção.

Na reunião seguinte da Assembléia Geral foram aprovados os Estatutos da Igreja, cujo extrato foi publicado no jornal "A República" (19/11/1889), sendo impressos 300 exemplares dos mesmos (na Tip. da Cia. Imp. Paranaense). Assinaram o documento os membros da Mesa Diaconal (5), os membros presentes (69) e nomeados os ausentes (15). Total do rol - 89.

(Estatutos Registrados no Cartório do Dr. Flávio Ferreira da Luz, Reg. 740, de 30/03/1918).